CONECTANDO VOZES DE TODO O BRASIL

O CNV é um projeto online que busca desenvolver o canto coral no Brasil para unir pessoas e inspirar as potencialidades humanas através da música.Venha aprender a cantar, gravar músicas lindas e participar de uma comunidade de coralistas de todo canto do Brasil!

COMO FUNCIONA

O Coral Nacional tem uma metodologia fácil e acessível para que qualquer pessoa possa aprender a cantar! Os coralistas tema aulas ao vivo e tem acesso a uma plataforma com materiais de apoio que auxiliam o seu desenvolvimento vocal.

AULAS AO VIVO NO ZOOM TODA TERÇA-FEIRA 19:30

GRAVAÇÃO DE COROS VIRTUAIS

LETRAS E PARTITURAS DAS MÚSICAS

ÁUDIOS GUIA DE CADA NAIPE

ÁUDIOS GUIA 3D PARA ENSAIO OTIMIZADO

GRAVAÇÃO DAS AULA AO VIVO

VÍDEOS DE EXERCÍCIOS E AQUECIMENTO

TESTE DE NAIPE

COMUNIDADE DE CORALISTAS DE TODO BRASIL

MÚSICAS GRAVADAS

COROS VIRTUAIS

“TREM-BALA” – Composição de Ana Vilela Arranjo de Filipe de Matos Rocha Adaptação de Gabriel Machado

INTERPRETAÇÃO VOCAL: Coral Nacional Virtual

“TSHOTSHOLOZA” – Música tradicional Sul-Africana, arr. de Jeffery L. Ames, regência de Gabriel Machado, direção de cena de Édi Marques, solo de Djalma Gama Filho e percussão de Rodrigo Canozi.

INTERPRETAÇÃO VOCAL: Coral Nacional Virtual Alma Coralis Oficina de Canto Coral Infantojuvenil

“EPITÁFIO” –  Composição de Sérgio Britto, arranjo vocal de Gabriel Machado

INTERPRETAÇÃO VOCAL: Solo de Sérgio Britto Coro composto pelos integrantes do Coral Nacional Virtual, Alma Coralis e participação especial das crianças da Oficina Infantojuvenil

“MARIA, MARIA” – Composição de Milton Nascimento e Fernando Brant Arr. Damiano Cozzella e Newton Macedo Adapt. Gabriel Machado

INTERPRETAÇÃO VOCAL: Coral Nacional Virtual  e Alma Coralis

DIREÇÃO CÊNICA: Édi Marques 

“BANDOLINS” Composição de Oswaldo Montenegro e Arranjo de Gabriel Machado.

INTERPRETAÇÃO VOCAL: Participação especial de Oswaldo Montenegro, Coral Nacional Virtual e Alma Coralis 

DIREÇÃO CÊNICA Ana Abe e Reynaldo Puebla

NOSSA HISTÓRIA

Durante seu mestrado em regência coral nos Estados Unidos, o Maestro Gabriel percebeu uma imensa diferença entre os EUA e o Brasil: lá, mais de 10% da população canta em coral, enquanto no Brasil, mesmo sendo um país tão musical, existem poucos coros. Intrigado, a dúvida que ficou foi: por que o cenário do canto coral é tão diferente no Brasil? Seria por falta de vontade de cantar dos brasileiros, ou simplesmente falta de oportunidade?

Retorno ao Brasil e Nova Missão

Ao retornar para o Brasil, ele estava decidido em sua nova missão de espalhar mais canto em todo canto do Brasil. Assim, começou a se dedicar a criar mais oportunidades para que todos os brasileiros pudessem cantar. O primeiro passo dessa missão foi criar um coral presencial na cidade de Araucária, no Paraná. Porém, apenas um mês depois, começou a pandemia, impossibilitando qualquer chance de cantar presencialmente.

Adaptação à Pandemia: Oficinas Nacionais de Canto Coral

O que fazer então? O Maestro não desistiu: inauguramos as Oficinas Nacionais de Canto Coral, de forma totalmente online e gratuita. Na primeira Oficina, 200 pessoas cantaram com a gente. Depois, 600 pessoas, 1.000 pessoas, e esse número foi crescendo até chegar a 12.000 pessoas cantando virtualmente com a gente!

Fundação do Coral Nacional Virtual (CNV)

À medida que a vontade de cantar foi crescendo mais e mais com as Oficinas, foi fundado o Coral Nacional Virtual, um coral pago com ensaios semanais. Com a vasta experiência de Gabriel regendo coros no Brasil, EUA, Europa e Japão, ele desenvolveu uma metodologia inclusiva, que funciona tanto para quem já tem experiência cantando, quanto para quem nunca cantou antes. Por isso, no CNV todos podem desenvolver suas vozes, gravar músicas e fazer parte de uma comunidade vibrante de coralistas de todo o Brasil.

Expansão do Canto Coral

Foi dessa forma que, diante da adversidade, o canto coral teve uma expansão inédita: tivemos a chance de espalhar o canto muito além dos limites dos coros presenciais. Afinal, o CNV permite que pessoas de todo o Brasil participem de forma adaptada às suas rotinas. Ao tornar o canto coral tão acessível, ele se mantém firme e forte mesmo após a pandemia, oferecendo uma nova forma de fazer coral que possibilita unir milhares de vozes em uma bela arte.

Colaborações e Impacto do CNV

O CNV já gravou diversas músicas e clipes de coral virtual, incluindo colaborações de artistas ilustres como Oswaldo Montenegro e Sérgio Britto (Titãs). O CNV se tornou mais do que um coral: é uma comunidade em que a música é celebrada como uma forma de vida, cura e conexão. Quando perguntamos aos nossos coralistas “Por que você canta?”, as respostas variam, mas sempre existe um tema central: “A música torna a vida mais especial.” Essa conexão com o propósito de vida é o que torna o CNV uma iniciativa tão transformadora.

O Maior Coral Virtual do Brasil

Hoje, mais de 30 mil pessoas já participaram de nossos eventos de canto coral online e nos tornamos o maior coral virtual do Brasil. Para o Maestro Gabriel, não restam dúvidas: o brasileiro AMA cantar. E quando existe a oportunidade, o Brasil canta!